terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conclusão

Nosso trabalho fala sobre a Amazônia e sai fonte e der energia que podemos considerar nova e eficaz e renovável e que n polui o meio ambiente e que causaria grande economia e levaria energia barata que necessitam na Amazônia que ainda existi lugares que não tem energia elétrica ou que a energia elétrica e gerada o combustíveis(petróleo, óleos vegetais, e outros,..) a biomassa oferece um modo de energia que não precisa prejudicar o meio ambiente. A floresta amazônica já foi nomeada de “pulmão do mundo” é considerado o maior bioma de fauna e flora, uma das três grandes florestas tropicais do mundo e na Amazônia vivem e se reproduzem mais de um terço das espécies existentes no planeta, mas ainda assim é ameaçada de destruição pelo homem. O ecossistema é frágil, pois o ambiente é úmido e as chuvas abundantes, causando enchentes. A menor imprudência pode causar danos irreversíveis ao seu equilíbrio delicado. E o desmatamento que o ser humano provoca, com certeza, deve ser considerado irreversível.

Uma vez que se perde uma espécie ela não volta mais, assim como afeta por diante todo o ecossistema em que existiu, pois estão interligados. E para evitar a extinção de espécies de plantas e animais é necessário acima de tudo cuidar de seus ambientes, pois os meios em que vivem possuem o clima, alimentação e toda a estrutura necessária para aquele tipo de ser. Tirando do seu meio existencial, talvez não aja mais sua continuação, então seu “lar” é primordial para sua existência, portanto, para que a extensa fauna e flora do Brasil não se percam devemos proteger todo o seu sistema.

A Amazônia em geral deve ser devidamente preservada.

Porém não é isso que acontece, para a continuação de trabalhos agrícolas, o desmatamento está sendo imensurável. Um dos exemplos é a soja, que o Brasil é atualmente o segundo maior produtor global, que á medida que o preço da soja sobe às áreas de desmatamento aumentam. Uma situação lastimavel para o lugar que já foi considerado “pulmão do mundo”, porém ainda á esperanças, pois com reservas ecologicas e uma mudança, mesmo que radical, da situação atual pode por um fim nessa situação. O maior problema é se isso irá acontecer, pois quem irá querer mudar a situação - mesmo que isso melhore o mundo - se isso da grandes lucros?

Com certeza não o Brasil, pois a propia legislação brasileira está a favor - abrir áreas para cultivo é considerado ‘uso efetivo’ da terra e é o primeiro passo para obter sua propriedade - e isso piora efetivamente a situação porque as áreas já abertas valem 5-10 vezes mais que áreas florestadas e por isso são interessantes para proprietários que tem o objetivo de revendê-las, ou seja, a Amazonia pode estar a merce da destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário