terça-feira, 1 de setembro de 2009

Biomassa

Biomassa é um material constituído por substâncias de origem orgânica (vegetal, animal e microrganismos). Plantas, animais e seus derivados são biomassa. A utilização como combustível pode ser feita a partir de sua forma bruta, como madeira, produtos, resíduos, excrementos de animais e lixo. A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. Ao contrário das fontes fósseis de energia, como o petróleo e o carvão mineral, a biomassa é renovável em curto intervalo de tempo.
A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global, pois a renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. Dessa forma, o uso adequado da biomassa não altera a composição média da atmosfera ao longo do tempo. Explicando melhor, é que a decomposição ou a queima de matéria orgânica ou mesmo seus derivados, provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam o CO2 e água em hidratos de carbono, liberando oxigênio.
Uma das primeiras utilizações da biomassa pelo homem para a obtenção de energia foi o uso do fogo, depois na Revolução Industrial que marcou o auge da importância do consumo da biomassa, com o advento da lenha na siderurgia. A lenha já foi em tempo o principal combustível do mundo, mas foi substituído gradativamente após a 2ª Guerra Mundial pelo petróleo. Hoje, muito se fala em biomassa, como no Brasil, que existem algumas iniciativas nesse setor, como na mistura do álcool e gasolina, que permitiu ao Brasil a melhoria do resultado dos motores de combustão.
Apesar de tantas vantagens, a utilização da biomassa em larga escala e sem cuidados especiais podem trazer grandes impactos ambientais, como a destruição de fauna e flora com extinção de espécies; contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e defensivos com manejo inadequado; poluição da própria queima da biomassa, como a emissão de gases tóxicos e desprendimento de consideráveis quantidades de calor, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário